Alper Armazém do Sabor

Os principais tipos de pimenta e dicas de acompanhamentos

O brasileiro é um dos principais consumidores de pimenta do mundo! Utilizadas em doces, geleias e até em drinques, elas vêm ganhando cada vez mais o gosto e a preferência do público.

E, claro, há aquelas preferidas. Ou pelo sabor ou pela adequação a determinado clima ou receita. Aqui, separei os 7 tipos de pimenta mais consumidos no mundo todo.

Vamos ver quais delas você conhece:

Pimenta-rosa
Apesar do perfume forte, essa pimenta não arde. Por isso, é muito utilizada na finalização e enfeite de pratos. É a semente da aroeira, árvore típica da Mata Atlântica.

Grau picante: 0

Pimenta-de-bode
Quem já visitou Goiânia, certamente já encontrou essa pimenta por lá. Normalmente, ela aparece em conserva ou marinada em azeites e vinagres, para amenizar seu sabor picante.

Grau picante: 8

Ají amarelo
Com sabor frutado, essa pimenta é encontrada em pasta, pó ou conserva, além de ser muito utilizada na culinária peruana.

Grau picante: 8

Tabasco
Popular por ser utilizada em molhos prontos, a pimenta tabasco é muito utilizada como tempero, para saladas, vegetais e peixes.

Grau picante: 8

Cumari
Muito comum na região Sudeste, a cumari costuma ir para a panela ainda verde, em molhos e cozidos. Mas pode ser utilizada também já madura.

Grau picante: 8

Dedo-de-moça
Essa é uma das pimentas mais populares do Brasil. É a famosa pimenta calabresa, que recebe esse nome depois de seca e picada. Cai bem em saladas e cozidos. Madura, é utilizada também na produção de geleias de abacaxi e maçã, para acompanhar carnes e churrascos.

Grau picante: 6

Malagueta
Muito comum na culinária baiana, essa pimenta é original da Zona da Mata. Pode ser encontrada também em pratos típicos da culinária tailandesa.

Grau picante: 9

E aí, conhece todas as pimentas? Qual a sua preferida?

Add comment